sexta-feira, 24 de maio de 2013

Queres mesmo mudar?

Mudar uma vida consiste em mexer em tudo o que está mal. Mas mudar uma vida consiste, mais ainda, em mexer em tudo o que está bem.

O que está bem faz-te mais mal do que o que está mal. O que está mal é meio caminho andado para chegares ao que está óptimo. O que está mal é tão imperfeito que é meio caminho andado para chegares ao que é perfeito. O que está mal deixa-te desconfortável, faz-te sofrer, faz-te querer mais, faz-te querer melhor, faz-te desejar a mudança: faz-te, mais ainda, operar a mudança. O que está mal faz-te, muitas vezes, bem.

É o que está bem que te faz mal. O que está bem faz-te acreditar que aquilo, o que está bem, está bem assim. Mas não está. O que está bem nunca está bem assim: nunca está bem só assim. O que está bem dá-te a ilusão de que não podes ter mais ilusões, de que é aquela a maior ilusão a que tens direito. E isso impede-te de te vires a direito por prazeres tortos. E nada está mais mal do que ficar saciado com o que é bom.

Viver, viver de verdade, viver como viver vale a pena, consiste em mandar bugiar o que está bem, em mandar dar banho ao cão aquilo que te deixa satisfeito sem te deixar extasiado.

Esquece a satisfação. A satisfação é uma merda quando comparada com a euforia. A satisfação é uma merda quando comparada com o êxtase. Prefere o orgasmo. Prefere o clímax. Prefere sair do que te deixa seguro.

A segurança absoluta é uma seca absoluta. Ousa tocar a linha vermelha. Ousa espreitar para além da linha vermelha.

E depois avança. Avança sem medo. Sente o medo de perder tudo. É a sensação de que podes perder tudo que, tantas vezes, vale por tudo. Ousa cair para teres o prazer de te levantares, ousa sofrer para teres o prazer de vencer, amar para teres o prazer de te dar, zangar para teres o prazer de apaziguar, sangrar para teres o prazer de sarar.

Ousa recusar ser o bonzinho, o regularzinho, o modelozinho.

Prefere ser o que só está bem quando não está bem: o que só está bem quando está óptimo. E o que só está óptimo quando está perfeito.

Recusa dar um passo atrás para dar um passo à frente; prefere dar um passo à frente para dar um salto ainda mais à frente. Prefere saltar. Porque saltar, fixa bem isto, é a única maneira de voar sem precisar de pagar. Prefere mudar. Porque é assim, sempre assim, que se começa uma mudança.

Pedro Chagas Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário